16 de julho de 2011

#24Horas24Crônicas #21 - Anônimos Anônimos

(tema sugerido por: @renatacv)

Estava voltando para casa do trabalho quando avistou uma figura familiar a sua frente. O mesmo cabelo, o mesmo modo de andar. Até a jaqueta era parecida. Não teve mais dúvidas, só podia ser o...

- Fernando!

- Pedro! Que surpresa, cara!

- Eu que o diga! Você sumiu!

- Ah, sim... Tenho andado bem ocupado.

- Todo mundo tem reclamado disso na turma. Faz semanas que ninguém sabe de você.

- Ah, rapaz, passei por uns problemas...

- Sério? O que houve?

- Ah, deixa para lá...

- Não, não. Diga. O que aconteceu?

- Ah, Pedrão...

- Fernando, nós somos amigos, cara. O que aconteceu? É mulher?

- Não, não.

- Dinheiro?

- Não.

- Fernando?

- Oi...

- Abre o jogo.

Vendo que não havia escapatória, Fernando apontou o bar do outro lado da rua. Cinco minutos depois, estavam no balcão tomando uma cerveja. Na metade do primeiro copo, ele começou a falar.

- Então... Eu estou frequentando uma associação.

- Como assim?

- Como eu disse, passei por uns problemas...

- Sim, sim. Que associação?

- Olhe, você tem que prometer que isso vai ficar entre nós.

- Fale logo!

- Não. É sério. Prometa! Mesmo!

- Ok. Prometo.

- É um Anônimos, sabe?

Pedro imediatamente olhou o corpo de cerveja na mão de Fernando.

- Não, não precisa se preocupar. Não sou alcóolatra.

Por um lado, a notícia era boa. Por outro, não. Se Pedro não frequentava os Alcóolicos Anônimos, podia ser algo pior. Provavelmente seria algo pior. Não havia mais motivos para rodeios.

- Abre o jogo.

- Ok. Chama Anônimos Anônimos.

- Como?

- Anônimos Anônimos.

- Que diabo é isso?

Os olhos de Fernando estavam começando a marejar.

- Cara, hoje em dia, todo mundo é famoso! É Big Brother, é Internet...

- Sim, e daí?

E daí que as lágrimas romperam numa torrente! Fernando desmoronou e escondeu o rosto molhado nas mãos.

- Eu não sou famoso! Ninguém sabe quem eu sou! Ninguém! Eu ando pela rua e sou apenas
mais um cara qualquer! Um merda!

- Não, você não é uma merda!

- Sou sim! Sou sim! Todo mundo é conhecido hoje, menos eu!

- Não é assim.

- Bom, pode ser que nem todo mundo queria ser famoso. Mas eu queria! E não consigo! Nada do que eu faço dá certo!

- Calma. E essa associação?

Fernando limpou o nariz escorrendo com a manga da camisa. Ainda bem que ele não era famoso, senão teria que perder essa mania.

- Então... Como eu disse, é como se fosse um Alcóolicos Anônimos. Mas é para gente como eu, que deseja ser famosa e não consegue.

- Como assim?

- Anônimos Anônimos, sabe? Somos Anônimos por não sermos famosos, e Anônimos por não precisarmos falar nosso nome real lá dentro.

- Mas... Mas o que vocês fazem?

- Ah, primeiro temos uma reunião de grupo. Cada um se apresenta e diz há quanto tempo não está pensando em um modo de se tornar famoso. Eu consegui ficar assim por dois dias, uma vez. Ganhei até uma medalhinha. Quer ver?

- Não, não precisa.

- Depois temos dinâmicas de grupo. Por exemplo, semana passada, simulamos uma noite de autógrafos, como se o nosso terapeuta estivesse autografando seu livro. Assim, nós formamos uma fila para conseguirmos autógrafo, e precisamos nos esforçar para não ficar olhando na direção dele com inveja, por exemplo.

- Entendi...

- É bacana, tem me ajudado bastante. Estou bem mais relaxado. Por exemplo, ontem mesmo estavam fazendo uma reportagem para a televisão ali naquela avenida. Você viu?

- Não.

- Eu vi. Pedro, se isso tivesse acontecido alguns meses atrás, eu teria ficado cego. Não conseguia pensar direito. Na mesma hora, eu teria corrido para trás da repórter, para ficar pulando e acenando para a câmera. Sério, que vergonha.

- Calma. Você não fez nada disso, certo?

- Não. Mas foi muito difícil... Eu olhei a câmera ali, na minha frente... Fiquei pensando que o Brasil inteiro poderia me ver naquela hora. Mas me controlei.

- E aguentou?

- Mais ou menos. Tive que sair correndo para casa. Passei o resto do dia tremendo, de cama. Crise de abstinência, sabe? Não era um jornal qualquer, era o jornal da noite. Puta audiência. Foi difícil, cara. Foi bem difícil.

- Mas agora você está bem.

-Estou. Mas não 100%. Essa câmera me afetou muito. Então, consegui dois de folga do trabalho, com atestado e tudo.

- Que ótimo.

- Isso tem me ajudado demais, Pedrão.

- Fico feliz, cara. De verdade.

- Agora eu preciso ir. Hoje vamos ter uma prova difícil.

- Qual?

- Vamos entrar nas redes sociais e apagar todas as fotos em que estamos pulando na frente dos outros, para aparecer mais que todo mundo. Eu vou me ferrar, tenho umas 50 fotos assim.

- Mas você vai conseguir. Tenho certeza.

- Tomara. Mantenha isso em segredo, por favor. Pela minha família. Meu pai morre de vergonha de ter um filho que quer ser famoso. Por favor.

- Pode deixar. E, olhe, precisando, é só falar, viu?

- Obrigado, Pedrão. Você é um puta de um amigo.

- Se cuida.

- Pode deixar.

Mas não se cuidou. Quer dizer, tentou. Mas não conseguiu. Semanas depois, o Fantástico descobriu a Anônimos e Anônimos e entrou em contato para fazer uma matéria. Claro que o pedido foi negado pela segurança dos participantes, mas o estrago já estava feito. Afinal, era o Fantástico. Sem saber como lidar com isso, Fernando fugiu do grupo e de casa, e desapareceu totalmente.

Depois de alguns meses, a família desistiu de procurá-lo. Achavam que ele estava totalmente perdido, vendendo o corpo para conseguir pontas como figurante em Zorra Total, ou gravando vídeos musicais para colocar no Youtube. A última vez que realmente souberam de algo dele, descobriram que estava em Minas Gerais. Foi num domingo, quando ele atravessou o gramado do Mineirão pelado durante um Cruzeiro e América.

O pai desligou o televisor e nunca mais tocaram no nome do Fernando dentro de casa.

8 leitores:

Lilian disse...

doente.

Kika® disse...

MUITO doente.

Mari Hauer disse...

Hahahaha.... como vc imagina essas coisas? Sério! MUITO doente [2]

Marina disse...

Hauahuahuhauahuhau! Só pode ser o sono cobrando a conta. Ficou demais.

Luisa B disse...

Sim, doente. Mas sensacional haha Queria entender como ainda tem criatividade depois de já ter escrito 20 crônicas nas últimas horas.

Varotto disse...

Quando eu passei para a faculdade meu nome foi publicado no jornal...

Eu sou famoso?

IsabelVeronica disse...

"Fernando limpou o nariz escorrendo com a manga da camisa."
Que cara porco!!

Ainda bem que ele não apareceu pelado no jogo do meu amado e idolatrado, Atlético Mineiro.

Camila disse...

Hahahahhahahahahaha

 

Championship Chronicles © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates